Anos Rebeldes foi exibida na época em que o Brasil estava mobilizado com denúncias de corrupção no governo envolvendo o presidente da República, Fernando Collor de Mello. A juventude teve intensa participação nessa mobilização, indo para as ruas com as caras pintadas e reivindicando a abertura de um processo que culminou com o impeachment do presidente, em 1992. Muitos apontaram a minissérie como inspiradora das manifestações dos “caras pintadas”. Os protestos eram embalados por canções como Alegria, Alegria, de Caetano Veloso, tema de abertura da minissérie. Os autores constataram ter havido uma sintonia positiva, uma coincidência que fez tudo acontecer ao mesmo tempo.
Para escrever Anos Rebeldes, Gilberto Braga acatou uma sugestão dada pelo próprio público, que queria a continuação da série Anos Dourados (1986), sugerindo inclusive o nome da série. Com a exibição da minissérie – que buscou referências históricas em livros como 1968: o Ano Que Não Terminou, de Zuenir Ventura, e Os Carbonários, de Alfredo Sirkis – pela primeira vez uma emissora de TV se dispôs a levar ao ar, através da teledramaturgia, o conturbado período político vivido pelo Brasil durante a ditadura militar.
Produzida e exibida pela Rede Globo de 14 de julho a 14 de agosto de 1992.
Remaster: Wilson Cordeiro para WSM Production
Prezados amigos do SPACEMUSIC, pelo fato de nosso espaço não ter fins lucrativos, não dispomos de espaço extra para armazenamento e postagem de arquivos em 2 formatos(FLAC E MP3). Sugiro que vocês possam converter os arquivos FLAC em outros formatos através das plataformas gratuitas online. Agradecemos pela compreensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário